Friday, June 23, 2006

A hora da ação!

Bom, o "Jornalismo Pirata" não é só mais um blog que eu crio. Não, ele é uma pequena, talvez a menor, parte de um grande projeto que eu tenho, e que colocarei em prática aos poucos. Mas vou lhes explicar que projeto é esse: bom, eu acredito que podemos mudar um país, o mundo, através das palavras, modificando pessoa por pessoa. Não de maneira violenta, pois buscar a paz através da violencia, além de contraditório, não dá muito certo, visto que a violencia apenas gera mais violencia, e com isso há um enaltecimento desnecessário do poder, o que acaba por corromper as pessoas, apenas derrubando mais peças do grande dominó da humanidade.Mas uma vez que acredito que é possível mudar as pessoas através da spalavras, acredito também que é dever de todos transmitir informação ao outro, numa troca constante e ininterrupta de informações, pois aquele que acha que sabe tudo, ou sabe demais, é o que menos sabe. E a partir dessa linha de raciocinio me surgiu a idéia de contribuir, à minha maneira, com essa transmissão de idéias.
Mas como? Bom, há um tempo eu mantinha outro blog, onde tentava transmitir minhas idéias, mas infelizmente acabava por atingir um público pequeno. E a informação, quando transmitida ao maior número de pessoas possíveis, melhor. Foi daí que, a partir de algumas sugestões, tive a idéia de palestras a coisas do genero. Mas eu, que mal sabia escrever, como iria fazer uma coisa dessas, dando palestras, sendo que muitos doutorados não o conseguem fazer? Resolvi usar a cara e a coragem, e fui acumulando palavras de incentivo e pessoas que se prontificaram a me dar apoio em minha iniciativa. E foi com um desses apoios que surgiram mais idéias, que eu demonstrarei a seguir:
--> 1.) A criação de um Fórum Social: um evento onde ocorrerão palestras, debates, discussões, concursos de fotografia, literatura, poesia e video, tudo isso com um aspecto social, visando abrir os olhos da comunidade e das autoridades. É claro que para algumas poucas pessoas, num primeiro momento, é impossivel pensar muito grande. Mas a idéia de um Fórum regional, englobando algumas cidades é a que mais nos interessa. Bom, é bem verdade que aqui, somos eu e o Francisco (Faditu) organizando, e é claro que teremos dificuldades, como já tivemos, mas não passa pelas nossas cabeças desistir, de maneira alguma. É claro que seria ótimo qualquer tipo de apoio, e também seria excelente que essa idéia se alastrasse por outras cidaes, e até estados, podendo cada um organizar eventos desse tipo em suas cidades. De acordo com nossas previsões, a primeira edição do FoSIR (Fórum Social de Itu - ou Indaiatuba, ainda a decidir - e Região), caso tudo ocorra bem, acontecerá ainda esse ano.
--> 2.) Palestras em escolas e eventos: Ainda eu e o Francisco, estamos com a idéia de dar palestras em escolas, uma vez que estamos em ano de eleição. Mas não seria uma palestra visando favorecer esse ou aquele candidato (mesmo porque eu não gosto da esquerda e odeio a direita... pra mim, não tem legenda que vai melhorar o país, só o povo), e sim visando criar, ou ascender, um minimo de senso critico para as pessoas não jogarem seus votos fora, seja por ionformações vagas/falsas ou por um presentinho qualquer.
--> 3.) Graças a idéia de um colega de faculdade (Fabricio), eu pretendo também, a partir do mais breve possivel, participar daquele projeto "Amigos da Escola" dando algumas aulas de fim de semana em alguma escola pública de filosofia, ou literatura, ou algo relacionado, visando abrir a cabeça da molecada, e fazer com que eles se interessem por pensar.
--> 4.) Já pensando um pouco mais alto, penso em criar algum tipo de organização politica, ou algo do tipo, visando a discussão de assuntos desse tipo, e de lutar pelos interesses da comunidade perante as autoridades, visando até, quem sabe, um programa em alguma rádio comunitária, ou não, e até mesmo um jornal ou publicação, que seria gratuitamente distribuido a população, com informações das mais variadas possiveis. Seria uma versão impressa do que vocês verão aqui no "Jornalismo Pirata". Daí haveria uma facilidade maior em organizar eventos, palestras, manifestações, shows beneficentes, enfim. Bom, eu espero poder realizar tudo isso o mais breve possível.
E todo tipo de ajuda, será muito bem-vinda, mas por favor, ajuda de coração, e nada para autopromoção, como eu fiquei sabendo que tinham alguns querendo... Além de ajuda, também aceito qualquer tipo de sugestão.
Falo aqui em nome de uma minoria revoltada do país, que luta para que toda a maioria se revolte também.
Contamos com você. Ou vai continuar sentado no sofá, assistindo TV, e só saindo na rua para pedir paz quando seu filhinho for assaltado em uma agência bancária?
Já cansamos de esperar... esperamos há mais de 500 anos... o melhor tempo para a revolução, é agora!
Não existe tamanho ou importancia de ação.
O que existe, é ação ou omissão!
Pare de se comover: começe a se mover!

2 Comments:

Anonymous Larissa said...

Eh isso mesmo garoto..! Vai fundo, acredita nos seus sonhos, e corra atrás do que deseja, n Desista jamais, por mais que pareça difícil..! Esse artigo que você acabou de postar,fez eu lembrar de uma historia mto conhecida por todos.. mas vo contar pra vc..
"Houve um incêndio na floresta e enquanto todos os bichos corriam apavorados, um pequeno beija-flor ia do rio para o incêndio levando gotinhas de água em seu bico.
O leão, vendo aquilo, perguntou para o beija-flor:
"Ô beija-flor, você acha que vai conseguir apagar o incêndio sozinho?"
E o beija-flor respondeu:
"Eu não sei se vou conseguir, mas estou fazendo a minha parte."
Se cada um fizesse a sua parte concerteza viveriamos em um mundo melhor, mas enquanto isso n aocntece, vamso indo faznedo a nossa, para tornamos pessoas melhores para nós e para a sociedade..! bjão! teh+

23/6/06 17:41  
Anonymous Anonymous said...

jornalismopirata.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading jornalismopirata.blogspot.com every day.
instant loans
canada payday loans

23/11/09 18:09  

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home