Saturday, July 15, 2006

Praça Tiananmen (ou "Praça da Paz Celestial")

O Protesto na Praça Tiananmem em 1989 ou mais famoso Massacre na Praça Tiananmem ou Massacre de 4 de Junho foram vários estudantes em demonstração pró-democracia e pró-socialismo na República Popular da China. Os protestos aconteceram entre 15 de abril a 4 de junho de 1989. Os protestos acabaram com violência quando o Exército Chinês usou de força atacando os estudantes para restaurar a ordem na capital Pequim.

Em 4 de maio de 1989, aproximadamente 100.000 estudantes e trabalhadores marcharam pacificamente nas ruas de Pequim exigindo reformas democráticas, adesão a princípios socialistas de igualdade, e para protestar contra a corrupção de governo do país.

Em 20 de maio o governo declarou lei marcial. No entanto, as demonstrações de protestos continuaram. Depois de deliberação entre líderes comunistas de partido, o governo mandou uma resolução militar enérgica. As tropas e tanques do Exército avançaram para a Praça Tiananmen. Em 3 e 4 de junho, o Exército confrontou violentamente os manifestantes. A cena mais conhecida do evento ocorreu no dia 4, quando um misterioso estudante irrompeu na frente de diversos tanques á porta da Cidade Proibida, até ser puxado. Sua foto estampou manchetes mundo afora e ganhou o Prêmio Pulitzer em 1990. Até hoje não se sabe o nome do rapaz, apelidado "Homem-tanque" ou "Rebelde desconhecido", eleito pela Time como uma das pessoas mais influentes do século 20.

As estimativas de mortes de civis variam de 400 a 800 (de acordo com o New York Times: 1.000 de acordo com a Agência de Segurança Americana; 2.600 pela Cruz Vermelha chinesa) e os manifestantes dizem ser 7.000 mortes. O número de feridos é de 7.000 a 10.000. Seguindo os protestos e a violência, o governo aprisionou civis e os líderes do movimento, acesso limitado para a imprensa estrangeira e cobertura controlada da imprensa na China sobre os acontecimentos.

Ele não derrubou um tanque sequer... mas fez mais do que qualquer canhão!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

That's a fantastic image!

15/7/09 13:18  

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home