Saturday, December 02, 2006

Qual a diferença entre o México e o Brasil?

Alguém pode me dizer o que há no México, que não há no Brasil?

Bom, são dois paises latino-americanos, explorados na sua colonização por europeus que não tinham mais o que fazer, senão assassinar, roubar, queimar, destruir, empobrecer, explorar...

Como consequencia disso, embora tenham recursos naturais para reverter a situação, os dois países são muito pobres, e se encontram dentro do "terceiro mundo". E também, como consequencia da má distribuição de renda, sofrem com a desigualdade social, que culmina na violência, e outros problemas sociais.

Ambos são controlados meticulosamente pelos EUA, que mantém um olho neles, e outro no peixe. Ou seriam eles dois os peixes?

Mas, então, o que há no México que motiva seu povo a se revoltar contra as injustiças que sofre, e que não motiva o brasileiro da mesma forma?

Citarei aqui três movimentos sociais que ocorreram/ocorrem no México, que deveriam servir de exemplo para os brasileiros, mas que a midia parcial e suja do Brasil faz questão de não expor, e quando o faz, faz de uma forma totalmente distorcida e parcial:

1) EZLN (Exército Zapatista da Libertação Nacional) - O EZLN é um exército que surgiu no Estado de Chiapas, que em 1º de Janeiro de 1994 tomou para si, e para o povo, o controle do estado de Chiapas, ao sul do México. O EZLN tem como "chefe" e lenda, idolatrado pela população, a qual criou todo um mistério acerca da pessoa dele, é o Subcomandante Marcos, cuja identidade verdadeira é desconhecida, e cuja imagem é a de uma pessoa com o rosto coberto, e um cachimbo na boca. Segundo Marcos, a intenção do EZLN é fazer uma proposta diferente de governo, onde o povo e a sociedade é que seriam os verdadeiros governantes, embora ele próprio diga que não gosta de seguir dogmas e paradigmas (como comunismo, leninismo, trotskismo...). ATé hoje o estado de Chiapas sofre ataques do governo mexicano, e vive em constante guerra, onde o governo, para justificar os massacres covardes, diz "querer tazer de volta a democracia". Mas... não seria isso a democracia (governo do povo, em grego) de verdade?

2) Agora em 2006, na cidade de San Salvador de Atenco, no próprio México, houve também uma revolta popular. O governo federal (do agora ex-presidente Vicent Fox) decidiu expropriar a terra comunais de Atenco (todo o povo da cidade plantava na mesma terra, onde todos dividiam entre si os frutos) para a suposta construção de um aeroporto. Mas é claro que o povo não aceitou isso. Resolveram proteger o que era seu de direito, e a resposta covarde do governo foi a de enviar para lá mais de 3000 homens do exército, para enfrentar com balas a tanques de guerra, um povoado pequeno, armado de pedaços de pau. Como resultado, duas pessoas inocentes morreram, e centenas foram presas (injusta e arbitrariamente), torturadas e violentadas, além das mulheres dos camponeses terem sido, segundo muitas delas relataram, estupradas e abusadas pelos soldados. Vez ou outra vemos algo igual no Brasil, mas... muitas vezes, a indgnação fica só na conversa no boteco: "viu só, eles estão tirando nossas terras... como isso me dá raiva... agora vou ver o jogo da seleção."

E, finalmente, por favor, leiam:

3) Na cidade de Oaxaca, capital do estado de mesmo nome (ao sul do méxico, e vizinha do estado de Chiapas), no dia 22 de Maio deste ano, os professores foram às ruas para protestar por um aumento salarial para a classe (cujo salario é dos menores do país). Essa marcha conseguiu mobilizar cerca de 70 mil pessoas que protestavam tamb';em contra o governador de Oaxaca, Ulises Ruiz, que decidiu responde aquela PACIFICA manifestação com violencia, o que gerou a indgnação de todo o estado de Oaxaca. A partir daí, camponeses, indígenas e outros meios da sociedade se solidarizaram a luta, e decidiram formar a APPO (Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca), que seria uma entidade que representaria o povo do Oaxaca para que este pudesse se autogerir, uma vez que a legislação mexicana o permite.Mas Ulises Ruiz, junto de Vicente Fox não aceitaram essa idéia, e desde então, atacam incessantemente o Estado de Oaxaca, e principalmente sua capital de mesmo nome, onde o povo é que comanda os meios de comunicação e é quem se governa nesse momento. Já foram mortos muitos inocentes nessa "guerra" desnecessária criada pelos governos mexicanos, e entre eles, o jornalista, documentarista e ativista norte-americano "Brad Will", que estava a serviço do IndyMedia ( CMI - Centro de Midia Independente ), que gravou o momento que foi morto covardemente por homens do exército mexicano.

É o povo, lutando por si próprio, enfrentando o covarde e incompetente governo mexicano, que nada quer, senão garantir seu controle autoritário sobre mais uma parcela da população mexicana.

É claro, nem todo mundo sabe desses acontecimentos... sabe porque? Porque não interessa à midia mostrar movimentos populares, atos covardes de governos despóticos e entreguistas.

Apenas convém mostrar o povo, que protesta pacificamente e busca algo que lhe é de direito, como um bando de "baderneiros, assassinos e terroristas", como sempre. Essa maldita midia parcial e suja que desinforma o povo, e o mantém, como sempre, preso ao velho esquema do "pão e circo". Enquanto houverem pessoas interessadas e compromissadas com a verdade, ela nunca morrerá. Divulgue você também esses trágicos acontecimentos.

Agora, me respondam, por favor: qual a diferença entre o México e o Brasil?

SOMOS TODOS OAXACA!
JUNTOS! FORÇA OAXACA!!!!

3 Comments:

Anonymous Ariel said...

ham... uma coincidência incrível aconteceu... eu sou uma pessoa revoltada, tipo você, e a mais ou menos um ano tento organizar algumas coisas e não consigo, estou tentando virar documentarista já que sozinho eu só consigo pensar em trabalhar com o meio de comunicação... eu nunca entro em blogs e por isso é uma coincidência do ca... tenho 17 anos e queria saber, sei lá, seu msn ou algo do tipo, preciso de alguém para reavivar esse homem com vontade de mudança que eu sou... pega meu e-mail/msn aí: ariel_13@hotmail.com e pode deixar que mais gente vai ficar sabendo dessa merda que anda acontecendo...

8/12/06 03:42  
Anonymous Anonymous said...

cara...o autor desse texto é um idiota..não entende nada de politica ou historia!

6/6/11 18:10  
Anonymous Anonymous said...

Se você acha que o Brasil é tão ruim, você deveria viver aqui no México pra ver se é tão colorido como você pinta... Você nem pode imaginar.

9/7/11 02:04  

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home